Conheça a Sabiá perneta que virou visita no quintal

Durante um tempo, meu quintal recebia a ilustre visita de uma sabiá perneta.

Ela começou a frequentar meu quintal a alguns anos. Vinha visitar as plantas e a “quintalponia”. Sempre a procura das minhocas que eu “criava”.

Eu tinnha uma rotina de pegar um café e ir ver meus e-mails matinais. Enquanto os via, ouvia os barulhos do quintal. Por entre a janela via ela vasculhando os vasos, depois de ficar alguns instanes parada “ouvindo”o ambiente.

Descobri isso pois na internet diz os pássaros que tem bicos longos conseguem escutar bem por eles. Não sei explicar muito bem, mas segue o link sobre o sabiá laranjeira no google. Com isso eles ouvem as minhocas se movendo embaixo da terra e conseguem seu alimento.

Os sabias, que tem os bicos longos, são ótimos ouvintes

Se reparar, pelas primeiras horas da manhã, é comum ver na região da rua Jurubatuba as famílias deste pássaro escutando o ambiente. E este vinha vuscar seu alimento em minhas “terras”.

Eu tenho a composteira a alguns anos. Comprei na Morada da floresta e sempre tinha grande número delas devido a seu trabalho ser bem remunerado com as sobras das frutas e verduras que destinávamos a compostagem. E este composto vinha com bastantes minhocas, sempre que eu o retirava do sistema e colocava nos vasos do quintal.

As minhocas são muito boas para os vasos, pois quando criam seus caminhos por debaixo da terra, elas acabam gerando túneis por onde circulam oxigênio e água. Com isso as plantas tem seu solo mais arejado, o que aumenta a nutrição e a saúde das raizes das plantas. Além disso, o humos de minhoca é muito nutritivo também.

E ela vinha sempre no mesmo horário.

Pegava sua minhoca, saia voando por entre as casas e virava a esquerda. Com o passar do tempo comecei a notar ela na árvore da esquina de casa. Sempre ia levar o cachorro para passear pela manhã, então observava o caminho constantemente. Via os diversos pássaros pousados nos fios do caminho. Sabiá Laranjeira sempre foi a família mais presente em todos os lugares.

Alguns dias de calor, ela vinha no sistema de aquaponia para tomar banho. Saia jogando água para todos os lados. Sempre vinha no final da tarde e saia com as penas todas reviradas.

Descobri que ela era fêmea quando depois de uma tempestade, ela trouxe dois filhotes para ficarem escondidos aqui até melhorar a casa, que deveria ter sido destruída pela forte chuva.

Além disto, ela tinha um defeito peculiar, que era não ter um dos pés. Isso só notei depois de um tempo. Mas mesmo perneta, ela era um animal que se virava.

Uma cliente disse que havia um pássaro que frequentava seu quintal com o mesmo defeito. Como ela mora a algumas quadras da minha casa, talvez seja a mesma visitante que reveza de quintais em busca do seu alimento. Vou postando mais vídeos conforme achar aqui. Veja mais sobre quintais, plantas e peixes na categoria AQUAPONIA

No dia do vídeo abaixo, eu já estava retirando as minhocas da caixa de compostagem para dar a ele e um dia filmei. Tá ai embaixo o resultado.

https://www.youtube.com/watch?v=f9h01gxQ6Ts

Comentários

Deixe uma resposta