Dicas para emagrecer de quem perdeu peso e se mantem magro

Dicas sobre com consegui emagrecer e manter o peso atual

Emagrecer foi dificil pra mim. Principalmente por eu não me ver gordo. Era visto como “fortinho”. Durante muitos anos estive acima do peso ideal. Tenho 1,75 de altura, hoje peso 75kg, mas já cheguei a pesar 102kg.

Quando estabilizei em 92kg, estava na minha pior fase: baixa estima, stress e vida profissional e social muito agitada. Muita correria, nenhum espaço pra exercícios, muita balada, cigarro, bebida e energéticos eram os principais problemas.

Comecei a namorar, ai ficávamos mais em casa do que saíamos, então começa a pizza, o chocolate, os sorvetes, lanches, churrascos, UFAAA!!! – e a barriga crescendo. Em 2012-13 estava tentando parar de fumar, tinha eliminado boa parte da bebida, do açucar, do stress e dos exageros.

Como em 2014 a Júlia minha filha nasceu, muita coisa mudou na alimentação da minha mulher e eu acompanhei. Ai comecei a minha mudança mais drástica. Quando fiz o vídeo do isqueiro já estava mudando bastante.  Tinha parado de fumar, mudei a quantidade de comida no prato e tomava bem mais água.

Já não tomava refrigerantes, só em festinhas de família e entre as bebidas alcoólicas, preferia as destiladas em detrimento as fermentadas. Isso mais por conta do inchaço que a cerveja me dava, que gerava mais fome depois que a barriga ficava “vazia”.

Como eu estava tomando muitas latas por eventos, me estômago ficou bem dilatado, cabendo muito mais comida. Então no final de semana eu enchia a pança de cerveja e durante a semana, mandava ver na comida, repetindo e comendo muito rápido.

Passei então a comer menos, ter o estômago menos dilatado, em maiores quantidades durante o dia. Passei de 2 boas refeições e 2 lanches para 3 alimentações mais completas e a ceia noturna.

Claro que ter um prato menor já é bom, mas mastigar com calma foi importante. Os pedaços menores são melhor digeridos e vão mais rápido embora do corpo.

Uma das coisas que fiz como experiencia foi verificar meu peso a noite. Notei que eu poderia comer em média 1,5kg de comida por dia, no total. A partir dai, criei um modelo de emagrecimento que se baseava em comer menos de 1,5kg por dia, que eu emagreceria. E dito e feito.

Com o passar do tempo, fui emagrecendo naturalmente, sem precisar me matar com receitas bobas de regime. Fui simples e básico:

  • menos comidas que te deixem seu estomago inchado
  • mais mastigação e mais tempo pra comer
  • Alimentos mais crus no prato do que os processados.

Este último é muito complicado de entender. Comida nem sempre é alimento. Pode ser também plástico e ser classificado como artigo alimentício. E esse é o pior problema na nossa cabeça.

Pois se estamos a tanto tempo acostumados a comer qualquer porcaria, entender como o corpo funciona e como queimamos os alimentos, assim conseguimos controlar os fatores de engorda.

Aliado a isso, em 2015 comecei a ir aos lugares de bicicleta.

Com isso consegui um grande avanço no meu peso. Passando definitivamente a ficar sempre abaixo dos 75kg, batendo por vezes 70kg dependendo da alimentação e do ritmo de visitas de bicicleta.

Os passos foram lentos mas o resultado foi consistente.  Agora tenho um físico mais acelerado por fazer mais exercícios, tenho mais disposição por ter parado de fumar  e de consumir tanto alcool e besteiras.

E já cheguei ao manequim 38. Se bem que meu ideal é 40-42. Nunca mais os 52 que já cheguei a comprar.

E você? Já conseguiu emagrecer por conta própria? Vai seguir alguma dica das que deixei?

Dicas para emagrecer de quem usava 52 e hoje tem calças 38. Conheça mais sobre como reduzir suas medidas

Comentários

Deixe uma resposta