Bitcoin e Uber destroem o que deveria ser uma vitória da sociedade

Uber e Bitcoin podem ser vilões dos propósitos

Bitcoin e Uber ocupam espaço de algo que deveria ser melhor. Tanto um como o outro nasceram das idéias de se melhorar o mundo. Um permitiu o compartilhamento fácil de veículos. O outro permitiria guardar seu dinheiro sem um banco. Ambos ajudando a destruir os próprios princípios que os criaram.

O bitcoin por exemplo quando nasceu, poderia ser minerado em um Pc convencional. Lembro de eu e meu chefe trabalhando nisso e achando que o custo da energia não compensaria os valores recebidos. E por conta disso desistimos pois achamos que para ter êxito em seu propósito, ele não chegaria ao absurdo que está hoje.

O Uber veio no vácuo dos serviços de compartilhamento de veículos. A ideia inicial era criar um sistema online que permitiria eu alugar o carro do vizinho para ir viajar sem precisar compra um carro somente para viajar.

Os fins justificam os meios.

Para conseguir fazer donos de veículos virarem escravos do sistema que o seduziu, o Uber criou uma grande rede de aluguel de carros com motoristas. Para ser útil a alguém, o Bitcoin permitiu que os grandes bandidos do planeta pudessem esconder seu dinheiro sem deixar grandes volumes e nem rastros.

Hoje basta um celular para pedir um carro e chegar em casa seguro. Hoje basta um código e uma senha e você pode guardar bilhões de dólares no seu bolso, anotado em um pedaço de papel.

O mais incrível é que a sociedade de consumo consegue ser ludibriada por tantas mentiras que ignora os monstros que anda alimentando. A sociedade prefere ter a comodidade, mesmo que seja baseada na escravidão do próximo. Mesmo que possa esconder os bandidos em prédios luxuosos.

Algo que seria criado para melhorar a vida das pessoas é engolido pelo sistema, devorado pelos consumidores e por fim viram normas dos novos tempos.

Uber e Bitcoin não são vilões. Nós somos.

Conseguimos estragar tudo que é feito para ser mutuo. Ônibus, escolas, faculdades, condomínios, clubes, tudo pode vir a ser corrompido se alguém deixa de pensar no próximo. Ao colocar chiclete na porta USB do ônibus. Ao criar corrupção nos clubes e condomínios. Ao criar manipulação de massa na cabeça dos jovens em prol de um ideal.

Tudo pode ser corrompido. Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura. Sejamos rocha.

Comentários

Uma resposta para “Bitcoin e Uber destroem o que deveria ser uma vitória da sociedade”

Deixe uma resposta