O sistema está com problemas. Formatar é a solução?
Sempre que um computador começa dar pau, nós já sabemos o que a maioria faz: Formata que resolve.
Claro que estamos falando do Windows. O sistema que todos conhecemos. Sempre está dando problemas que não sabemos de onde vem. De repente pára. Desligamos a noite o computador e no dia seguinte não liga. Ai vem o técnico e em algumas horas tudo volta a funcionar perfeitamente. Porque na vida real não pode ser assim?
Ano após ano, vemos que os políticos em quem depositamos confiança nos decepcionando. De uma hora para outra mudam de assunto. Trocam de opinião como quem troca de cuecas. Ou nos levam a crer que são pagos para estarem desta forma.
Em 20 anos de trabalho de suporte de informática, sempre ouço a piada “- mas você sempre deixa algo pra dar problema e ganhar novamente”. Isso parece normal no raciocínio da maioria de que o pequeno é o culpado. O cara da informática que foi lá resolver é o problema. Ele que faz algo errado e por fim o sistema dá pau.
Em nenhum momento a pessoa pensa: – poxa, fui eu ou mesmo ou o próprio sistema – que tem falhas– fez com que isso ocorresse. Tem solução? Eu por muitas vezes corrijo o sistema e ele volta a funcionar. Removo um aplicativo defeituoso, um plugin ou mesmo UM VÍRUS que estava atrapalhando o funcionamento do sistema.
Mas existe um mundo onde não é necessário formatar. Bem vindo ao MAC Os World.
Nestes 20 anos, nunca formatei um mac para resolver um problema. Claro que existem catástrofes, como um defeito no disco causado por uma queda de um nmacbook por exemplo. Mas são casos que são pontos fora da curva.
E se achássemos um sistema livre de falhas? Um sistema socio econômico que não permita falhas como um apagão, uma tela azul ou a possibilidade de entrar um vírus?
Eu sempre penso nisso. Sempre quis ser parte de algo perfeito. Algo mais justo. Uma vida mais real, livre de disputas, de compartilhamento livre e baseado em comunidade. Seria possível? Nos livrar da corrupção, da ganância, da falta de escrúpulos, da manipulação e do medo?
Imagino uma cidade com sistema de transporte de qualidade, gratuíto, para que possamos ir visitar nossos amigos e familiares, antes de pensar em ir ao trabalho. Já resolvemos tudo do celular, não precisamos de escritórios. Precisamos de prédios para morar, não para trabalhar. Precisamos de comida barata, de qualidade, não que busque o lucro ou mesmo a compulsão.
Temos de tomar a frente e começar a pensar este novo lugar que queremos viver. Eu não consigo mais imaginar que minha vida foi feita para que eu trabalhe 20 anos, 10 horas por dia, durma 8 e nas 8 que me restam eu só consiga ficar na frente do computador, comer e cagar.
Precisamos ter um pouco de visão sistêmica e eliminar todos os elos fracos da corrente. Temos de limpar em nós todos estes defeitos, os pecados capitais, para poder sermos honestos com o próximo. E pensarmos que todos temos somente esta carcaça que nos leva de um lado a outro. O resto vai ficar. E o que quero deixar para meus decendentes é algo melhor que encontrei. É algo mais esperançoso do que eu tenho visto por ai.
Tenhamos fé. Formatar vai ser doloroso, aprender um novo sistema vai ser difícil no começo. Mas temos de pensar que vai doer agora, mas a gente se acustuma e depois passa. Já doeu demais se decepcionar com tanta gente. Agora só quero sonhar com algo melhor. E você? Quer formatar?

Deixe uma resposta