Será que separar o lixo pode salvar o mundo?
A resposta parece óbvia pelo motivo mais evidente: ao separar o lixo reciclado do lixo orgânico, podemos gerar muita riqueza ao nosso ambiente. Primeiro por tirar dos lixões o material que pode ser reutilizado. Segundo porque fica mais fácil de compostar o lixo orgânico.
Mas se analisarmos a questão do lixo nos grandes centros urbanos, vemos que ele custa muito as prefeituras. A de SP por exemplo, gasta em orçamento o equivalente a 300g de alimentos que poderiam ter como destino a compostagem. E fora o lixo que não é reciclado por separação simples.
Aqui em casa possuo uma composteira doméstica, da morada da floresta . Não é exatamente a do link que coloquei, mas é uma muito eficiente. Basicamente você coloca folhas secas, alimentos sem cozimento, restos de frutas, legumes, ovos e as minhocas comem este materia e deixam o humus e o “xixi”de minhoca, ambos podem ser usados para adubar nossas plantas.

Outra forma é colocar estes mesmos materiais dentro de um balde grande e deixar ele se se decompor naturalmente. Também tenho um sistema destes pois minha mãe o implementou, primeiro no jardim mesmo ( um monte de material no meio do canteiro) e depois colocou em um barril cortado ao meio.
Ambos os sistemas proporcionam uma redução no lixo que vai para o depósito. Com isso, economizamos não só o caminhão, os funcionários, como também o adubo que teríamos que comprar para nossas plantas. Mas o principal não é isso: podemos conter a corrupção.
O orçamento da cidade de SP vai em grande parte para o transporte deste lixo da sua casa até os aterros ( itens ilegais mas que continuam existindo ). A alguns anos, as empresas ganhavam por kg transportado. Quem fiscaliza é a prefeitura. Ou um ser humano, passivo de ser corrompido e dizer que o lixo é mais do que chegou. Com isso, temos a corrupção, desde a ponta que recolhe, até o alto escalão.
Se reduzirmos o lixo ao mínimo necessário, teremos plantas mais bonitas e políticos mais pobres. E ai? quer participar? Segue o link do instituto pindorama para um material muito legal sobre o assunto, que inclusive explica como compostar de diversas formas. Participe.
Deixe uma resposta